A Justina é uma aplicação web que tem como principal objetivo ser um assistente digital no campo do Direito, suportado por modelos e algoritmos de Inteligência Artificial.
Atualmente, a Justina centra-se principalmente na assistência à pesquisa de Acórdãos dos Tribunais portugueses disponibilizados pelo IGFEJ. O tipo de assistência assenta essencialmente em quatro funcionalidades:
A Justina oferece logo na primeira página um motor de busca tradicional em que o utilizador pode realizar buscas no histórico dos acórdãos. Estão disponíveis dois tipos de pesquisas:
Após a realização de uma pesquisa, o utilizador pode aceder a um acórdão específico e solicitar a geração de um resumo automático do mesmo. Esta sumarização é realizada por um modelo de IA alinhado para extrair as informações mais relevantes do acórdão, e apresentá-las de forma estruturada, clara e concisa.
Após a realização de uma pesquisa, o utilizador pode aceder a um acórdão específico e iniciar uma conversa com o mesmo. Esta funcionalidade permite ao utilizador colocar questões ao acórdão e obter respostas claras e concisas. A conversa é suportada por um modelo de IA que interpreta as questões do utilizador e responde de forma adequada.
É uma pesquisa assistida por um fluxo de agentes de IA que executam uma pesquisa detalhada nos acórdãos indexados. Esta funcionalidade é útil no caso de procura sobre uma situação particular ou jurisprudência específica, talvez presente num ou mais acórdãos.
Nesta pesquisa o assistente tentará responder à sua questão com base em até 10 acórdãos, que no processo de pesquisa possam ter sido considerados relevantes para pesquisa enviada.